Sobre o Blog

Blog para a divulgação, discussão e venda do livro “ O Menino do Guarda Chuva- Uma Historia de Búzios” escrito por Victor Viana.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Escola. Uma reflexão que aponta de forma lúdica para a necessidade de uma mudança de paradigma.

  Muitas cenas obviamente se passam na escola.  Para uma criança e adolescente a escola ocupa um grande espaço de sua vida. Lipe- O menino do Guarda Chuva-  estuda em colégio publico. Não há uma critica direta aos sistema de colégio publico. Mas há uma reflexão critica sobre o sistema escolar como um todo. Uma reflexão simples para seguir o estilo da historia,mas aponta para os vicios  e  deficiências que estão nas bases de sustentação de todo o  sistema escolar mundial ao longo da historia.  Toca de forma leve  respeitando a narrativa literária a necessidade de mudanças de paradigmas no sistema escolar.


,Um trecho do livro sobre a escola: 




" ( ...)  a escola é um lugar importante, sua mãe e pai e todos já te falaram isso, e é verdade. Estudo em colégio publico, não sei em que tipo de colégio você estuda, mas escola poderia ser bem melhor. Não sei se me preparam para ser aquilo que nasci para ser. Teve uma professora que dizia querer me ajudar em relação ao fato deste guarda-chuva estar sempre aberto. Quase me convenceu, deixou sentindo-me culpado, quis me convencer a trocar de guarda-chuva. O meu é azul, ta meio desbotado pelo tempo que eu ando com ele. Queria que eu usasse uma capa de chuva, disse que pareceria mais moderno e não tanto estranho. Eu sei quem eu sou, e mesmo que eu ainda não tenha idade suficiente para saber completamente a que vim para este mundo, eu já sei a que não vim, não vou trocar aquilo que sou por aquilo que querem que eu seja! Eu me cansei das aulas, da chatice que era. "




Sempre há as exeções dentro desse sistema tacanho que é a escola. 


. E também eu não me adaptava. A sala de aula era pequena de mais para eu e meu guarda-chuva sempre aberto. Um dia eu estava no pátio, sozinho, um cara veio vindo  em minha direção, falou grosso: "Hei! Seu nome é Lipi?”. Pensei: "Vai da merda!". Mas respondi temeroso: "Sou sim". "Carinha", foi como ele me chamou, "Você tem duas presenças na minha aula", "Você vai repetir o ano, doido", "não quero saber os teus problemas e nem o porque deste guarda-chuva sempre aberto, mas ainda da tempo mané!". Pensei: ‘Mane é teu pai, pô". Mas falei: "Ta, ta bom, eu vou estudar”. O cara disse ainda mais: "Eu já tive a tua idade, e sei que as vezes a gente fica de saco cheio, mas o mundo gira garoto, e a vida voa. Amanhã você acorda de barba com uma mulher do lado e um filho no berço chorando, o despertador avisando que ta na hora de ir para um emprego que você não quer ir. Ai você vai pensar: "caramba! A vida passou voando, eu poderia ter levado mais a serio a escola!". Eu já tava convencido a estudar, mas  aquele mestre ainda disse: " Duas metas a seguir; estudar e beijar na boca!". Eu ri, ele não riu, então eu parei de rir e ai foi ele quem   riu e disse: " A hora é agora!". Eu naquele ano não consegui passar direto, mas eu iria repetir direto, se fosse aquele papo com o professor, com toda certeza. Estudei e  fiquei em recuperação em duas matérias, perdi um pedacinho das férias, mas consegui. Deus salve os mestres e salve a historia, que quando é ensinada por um mestre é a melhor matéria do mundo!"

Victor Viana @VianaBuzios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário