O Menino do Guarda Chuva realmente é atípico ao que custumo escrever nos meus blogs- inclusive no www.movimentonovaordem.blogspot.com - e fala de uma Búzios que não é a que mais aparece no www.curingadebuzios.blogspot.com.
O Menino Guarda Chuva é quase uma historia Romantica. Não entenda com isso, o romantismo com r minúsculo, os das canções de amor meloso. Digo Romantismo, como de alguma forma movimento de contestação de valores burgueses dos séculos 18 e 19, uma reflexão intimista da vida, alem de a exaltação de valores semelhantes. Mas é acima de tudo uma valorização do Ser Humano acima da maquina, do lucro e da força.
Sobre Búzios; o livro é quase uma apologia a cidade. A Búzios que serve de cenário para a historia é bonita; tem por de sol, mar azul, desenrola-se na Orla Bardot, estende-se pela rua das Pedras. Mas não deixa de ir a aos abusos humanos e ambientais na reserva de Masamababa, nem a Tamoios em um conhecido ônibus. As criticas que surgem não são pesadas, mas estão lá para ajudar a construir o próprio censo critico da criança e do adolescente; o livro foi concebido originalmente para eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário